Pra resumir e deixar fácil: Pole dance é uma dança ou atividade física feita com o apoio de uma barra vertical, pronto! Mas isso é o resumo do resumo.
O pole dance como qualquer outra atividade, evoluiu e continua evoluindo a cada dia, e acaba pegando elementos de outras danças (Balet, Dança contemporânea, Stilleto, Funk, etc) e também de outras modalidades esportivas (circo, calistenia, giástica rítmica e artística, entre outros.
Com isso e com o passar do tempo, cada vertente ou estilo de pole dance foi ganhando um (ou mais) nomes, voê já deve ter visto por aí nomes como Pole Arobático, Pole Sport, Exotic Pole, Pole Art, etc. Quanto mais a modalidade foi ficando com movimentos e características que a diferenciavam das outras, ela ganhou um nome novo.
Ok, e agora, qual escolher? O que tenha mais o seu estilo, muitas pessoas começam em um estilo mais esportivo e depois acabam se identificando mais com outro. O mais importante de tudo: um NÃO elimina o outro, você pode aprender todos os estilos e gostar de todos e tá tudo bem. Por muito tempo (infelizmente ainda existe) uma certa richa entre praticantes de pole sport e de exotic ou sensual (esses principalmente) mas não se deixe influenciar por isso, cada estilo tem suas características e dificuldades e cada pessoa pode ser o que quiser, certo?
Outra forma de escolher é pesquisar vídeos, ver os estilos, ir fazer aulas experimentais em estúdios com estilos diferentes, pra sentir mesmo, ver se você se identivica com o lugar, ambiente, pessoas, professor (a), dinâmica da aula, tudo isso muda a cada professor. (Se quiser ler mais dicas de como escolher um estúdio clica aqui)
Aqui no estúdio V o nosso foco é o pole Sport, a vertente mais esportiva, isso por um gosto pessoal meu mesmo, que trabalho com pole desde antes de surgirem essas vertentes todas. mas por outros motivos também, eu vejo o grande poder transformador que o pole sport tem, eu vejo ele no futuro sendo modalidade olímpica. Além disso eu acho que o pole sport é extremamente inclusivo, todas as idades, pessoas portadoras de deficiência ou doenças, todos podem praticar.
Então as aulas são focadas em ensinar ao aluno movimentos e transições de pole, assim ele pode se desenvolver em qualquer vertente que escolha. Aqui no estúdio recebemos alunos a partir de 4 anos e sem limite de idade (no momento as crianças não estão liberadas por causa do covid). Tenho algumas alunas na casa dos 50 e espero em breve ter alunas com mais idade ainda, além de todo o público LGBTQ+ que são super bem vindos. Aqui é um lugar de acolhimento.
Se eu faço outros estilos? Com certeza! Em 10 anos de pole dance já passei por vários estilos, no começo, minha dança era mais sensual. Agora eu estou em uma fase de pole contemporâneo, afinal mudamos o tempo todo e temos nossas fases, ainda assim eu mesclo estilos de acordo com a música que vou dançar. Normalmente eu gosto de músicas lentas com marcações, já ano passado eu resolvi sair da minha zona de conforto e dançar um rock, sem nada de suavidade e me diverti demais. Se tiver curiosidade, Vou deixar meu vídeo aqui em baixo.
Quer saber mais sobre o pole sport e suas características? Eu fiz um infográfico com explicações pontuais pra te ajudar a entender se é o exerício pra você. Quer ler? Clique aqui!